Total de visualizações de página

terça-feira, 11 de outubro de 2011

A Hipertensão Arterial e o Diabete Melito na Saúde do Trabalhador

Por: Ketlen Andressa. Acadêmica do III período do curso de Medicina da UNIR e bolsista do PET ST- USF Ernandes Índio. Orientada pela tutora: Drª. Janne Cavalcante Monteiro e pelas preceptoras: Drª Keylla e enfermeira Lívi

Olá pessoal,

      Sabemos que a Hipertensão Arterial (HA) e o Diabete melito (DM) são problemas de grande relevância para a saúde pública no Brasil. Isto acontece, pois ambas as doenças possuem elevada incidência na população brasileira e ,além disso, aumentam o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares e, em conjunto, da síndrome metabólica.
      Devido a todos estes agravantes, no dia 22 de Setembro de 2011, duas integrantes do PET ST da USF Equipe do Ernandes Índio (Ketlen  e Laíse) realizaram uma conversa com o grupo do Hiperdia abordando a relação da HA e da DM com o trabalho. 

Mas afinal qual a relação da HA e da DM com a Saúde do Trabalhador?

      De acordo com MARTINEZ & LATORRE (2006): Os homens com idade média de 41 aos 50 anos possuem maiores chances de desenvolverem a HA, mas claro, associando-se com estresse intenso no trabalho, sedentarismo, tabagismo, consumo diário de bebida alcoólica, excesso de peso e alterações no colesterol.

      Ainda segundo os mesmo autores, os fatores de risco associados ao desenvolvimento da DM são os mesmos  apresentados acima na HA.

      Ou seja, percebe-se que ambas as doenças estão associadas ao trabalho devido ao estresse que este acarreta e aos hábitos de vida dos trabalhadores. Muitas vezes o tabagismo e o abuso de bebidas alcoólicas tornam-se mecanismos de escape para o estresse da rotina de trabalho. A falta de tempo é outro agravante, pois leva ao sedentarismo e a uma má-alimentação, que a longo prazo, pode acarretar em obesidade, aumento do LDL ("colesterol ruim") e do colesterol total. 

Mas, então, o que fazer para evitar que o  trabalho me adoeça?

  1. Invista em  uma alimentação saudável, com frutas, verduras e o consumo de pelo menos 2 litros de água   por dia.   
  2. Pratique exercícios, eles são essenciais para o controle do peso e consequentemente da HA e DM.  Uma caminhada de 30 minutos três vezes por semana é de grande importância.
  3. Combata o tabagismo e evite o abuso de bebidas alcoólicas.
     4.  Controle o seu estresse, aqui vão algumas dicas: do SESI- Indústria Saudável: 
  • Pergunte-se: O que me estressou e o que está me estressando?
  • Como eu posso evitar esses eventos estressores ou minimizar o seu poder sobre mim?
  • Tenha uma vida saudável: Procure alguma atividade física, outras atividades de lazer (pescar, ir ao cinema, almoçar com a família, etc) ou até mesmo um psicólogo.
  • Respeite o limite do seu corpo, sua saúde vem em primeiro lugar.
  • Administre o seu tempo.
  • Desligue-se dos problemas nas horas de lazer.
  • Faça atividades que lhe dão prazer.
  • Relacione-se com as pessoas, converse, sorria.
  • Durma bem e o suficiente para o seu descanso.
      Espero que vocês tenham gostado das dicas e procurem colocá-las em prática. Lembrem-se: " O maior erro que um homem pode cometer é sacrificar a sua saúde a qualquer outra vantagem" Arthur Schopenhauer

      Seguem abaixo algumas fotos da conversa com o grupo do Hiperdia na Igreja Corpo de Cristo e Missão (Porto Velho/ RO):






Referências Bibliográficas: 

MARTINEZ, M. C. & LATORRE, M. R. D. O. Fatores de risco para hipertensão arterial e diabete melito em trabalhadores de empresa metalúrgica e siderúrgica. Arquivos Brasileiros de Cardiologia. Vol. 87, nº4. São Paulo. Oct. 2006.

SESI. Stress. Dicas de Saúde. Disponível em : http://www.sesisp.org.br/home/2006/saude/dicas4.asp . Acesso em: 11 de out.2011.